domingo, 28 de outubro de 2012

Halloween e seus mistérios

Há 2500 anos atrás, os celtas temiam a chegada do dia 31 de Outubro. O que nos enche de felicidade atualmente graças às festas, fantasias e doces, aterrorizava um povo que sofria com a chegada do inverno.

Neste dia, era celebrado o Samhain (fim do verão), também chamada de festa da colheita. Eles acreditavam que na noite de 31 de outubro, os espíritos e demônios teriam um poder maior, podendo possuir os corpos das pessoas. A linha entre o mundo dos vivos e dos mortos era tênue. 

Portanto, para assustar esses seres, os celtas começaram a realizar algumas coisas a fim de se proteger: 



OBJETOS
Para afugentar os tais espíritos, os celtas espalhavam objetos macabros por dentro e fora de suas casas, como por exemplo ossos decorados, esqueletos e nabos esculpidos com velas acesas dentro, usadas para iluminar o caminho dos espíritos que vinham assombrar. Mais tarde os nabos foram substituídos por abóboras.

FANTASIAS
As fantasias eram utilizadas com a finalidade de serem confundidos com outros espíritos. Eram utilizadas principalmente máscaras para se esconder. Eram usadas cabeças, pele e sangue de animais anteriormente abatidos.

CORES
As cores usadas também tinham significado. Por exemplo, a cor roxa representava a passagem da vida para a morte. O preto fazia menção ao mistério e às coisas ruins. E o laranja representava a vitalidade que o espíritos queriam sugar.

DOCES
Para acalmar os espíritos, os celtas deixavam doces como presentes. Posteriormente, a Igreja começou a incentivar seus membros a irem de casa em casa pedindo alimento em troca de orações para os mortos.

 

A palavra Halloween vem de "All Hallows' Eve". "Hallow" é um termo antigo para "santo", e "eve" é o mesmo que "véspera", pois a festa antecede a festa cristã ocidental chamada "Festa de todos os Santos". 


A festa também foi celebrada por Roma, mas durante a Idade Média, foi condenada pela Igreja. Quem comemorasse a data seria pego pela Santa Inquisição, que combatia práticas pagãs. Estes, nomearam então, o Halloween como Dia das Bruxas. A tradição do Halloween foi levada pelos irlandeses aos Estados Unidos, onde a festa é efusivamente comemorada.