segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Asmodeus: O Sopro Ardente de Deus



 Prosseguindo com a série Demonologia, temos um dos 7 Príncipes do Inferno: Asmodeus. Este, está em uma categoria a qual se submete somente a Lúcifer, tamanho o seu poder.

Asmodeus é um demônio da mitologia Judaica, também conhecido como Asmodaeus, Asmodäus, Chammaday, Chashmodai, Sidonay, Sydonai. Além é claro, do nome principal persa Aeshma-Deva. Seu nome significa "Criatura que julga", "Criatura do julgamento", "O Sopro Ardente de Deus", sendo traduzido também como "Aquele que faz perecer", já que representa o pecado da Luxúria, a sensualidade, os ciúmes, a vingança. O mesmo, se alimenta da Avareza.

Asmodeus é um dos demônios mais temidos do inferno. A sua principal função é incentivar as discussões e discórdia, levando à obsessão. Este demônio pode tanto separar quanto unir casais. Interfere em sua vida sexual, destrói casamentos, incentiva adultérios e o engano. Tudo é realizado graças ao seu grande poder de influência nos sentimentos humanos.


Conhecido como o Rei esquecido de Sodoma, Asmodeus é visto como o homem mais impuro já nascido, e aquele que guiou Sodoma à luxúria. É também reconhecido como o "assassino de noivos de Sara". Ele matava os esposos de Sara no dia de seu casamento, antes que pudessem ter relações sexuais.

“O motivo é que ela fora dada em casamento a sete homens, mas Asmodeu, o demônio malvado, matava-os antes de terem relações com ela.” (Tobias 3,8)


Sara, envergonhada com tal situação, pediu a Deus que a matasse. Foi enviado a ela, o Arcanjo Rafael, que lhe deu a receita do "medicamento de Deus", onde deveria ser queimado um fígado de um determinado peixe num queimador de incenso. O cheiro expulsou o demônio do corpo de Sara, o qual foi capturado e acorrentado de mãos e pés no deserto do Alto Egito. Assim, Sara, filha de Raquel, pode se casar com Tobias. 

“E o anjo Rafael foi enviado para curar os dois: a Tobit, para tirar as escamas das manchas brancas de seus olhos, a fim de que pudesse enxergar com seus olhos a luz de Deus; e a Sara, filha de Raguel, para dá-la como esposa a Tobias, filho de Tobit, e prender Asmodeu, o demônio malvado.” (Tobias 3,17)

Por esse motivo, a Oração de São Rafael é extremamente poderosa quando usada contra Asmodeus. Em caso de possessões deve ser primordialmente utilizada.


Símbolo de Asmodeus



Azazel: Anjo ou Demonio?

Demonologia 

Iniciaremos no Blog uma série envolvendo Demonologia, vamos começar do princípio e de conceituação sobre este assunto.
Demonologia é o estudo que envolve demônios. É muito importante ressaltar que a Demonologia não significa ou representa qualquer tipo de culto aos demônios, mas sim uma investigação e descrição de suas características. Um demônio, por sua vez, é um anjo que se rebelou contra Deus. 

Azazel

Da série de Demonologia, nesse post falaremos de Azazel, que pode ser classificado como um Anjo caído ou melhor um Demônio, como conceituado acima um Demônio foi um anjo que se rebelou contra Deus assim se tornando um Anjo caído, Azazel não foge a regra um Anjo que recebia sacrifícios de Bode dos Hebreus como relatado na bíblia em Levíticos 16 (V. 8, 10 e 26).

A etimologia da palavra "Azazel" é complicada, indefinida como poderemos observar na citação a baixo:
T. W. Chambers – “esta sua etimologia não é clara”. (“Satan in the Old Testament”, Presbyterian and Reformed Review, vol. 3, p. 26);  

Em contrapartida existe um site Espanhol WikiCristiano (Dicionário Bíblico) que faz a seguinte afirmação: 

La etimología más aceptada descompone el vocablo en Lz, "cabra" o "macho cabrío"
 Trazendo para o Português, o sentido da palavra Azazel pode ser aceita como Bode, que se faz menção ao sacrifício que lhe era oferecido pelo Hebreus. O sacrifício era feito da seguinte forma, eram oferecidos dois bodes um para o criador e um para aquele que eles atribuíam que fosse um Anjo.
Existe outra teoria que envolve Azazel (Anjo ou Demônio?), a qual diz que o mesmo tinha a atribuição de levantar supostas faltas humanas e as enumerar diante do chamado "Tribunal Divino" durante o julgamento anual da humanidade.

Quando se trata diretamente de Demonologia e suas respectivas classificações, na tradição católica Azazel faz parte dos 7 arque-demonios de Satã ou Lúcifer como quiser, que correspondem aos 7 arcanjos de Deus, que por sua vez os 7 arque-demonios correspondem aos 7 pecados capitais, Azazel corresponde a Ira, um outro exemplo é Asmodeus que corresponde ao pecado da Luxúria.
Porém os rituais e sacrifícios realizados pelos Hebreus foram descobertos pelos reis de Judá os quais repugnavam seitas e adoração a ídolos, assim seguindo a Torá (Livro dos Hebreus entregue por Moisés), descriminaram as seitas e sacrifícios, assim ocasionando num grande conflito na cidade em que os Hebreus adoravam Azazel, que ocasionou na destruição da cidade e dos adoradores de Azazel.

Curiosidades sobre Azazel:
  1. Outra Teoria que envolve é que Azazel foi o ex-arcanjo Natanaél, que fugiu do paraíso em busca de sua amada que estava no inferno.
  2. Azazel também tinha a missão de treinar tropas celestiais e podia viver entre os humanos, assim conhecendo a grande amada e se relacionando com homens e mulheres, a partir disso se cria a ideia que rituais que invocam Azazel acontecem através de atos sexuais de virgens com cabras ou bodes.
  3.  Azazel e Caim? De acordo com uma teoria Cabalística a qual diz que Azazel poderia ser o Pai de Caim (isso mesmo Caim e Abel da Bíblia), pois acredita-se que Azazel foi a serpente que enganou Eva e que seria responsável pela paternidade de Caim.
Surpreendente essa Teoria de Caim, você sabia que Caim é considerado um demônio em algumas religões e teorias? Se interessou? Aguarde... Em Breve teremos um post exclusivo para Caim, sua história e com mais uma pergunta duvidosa: "Caim: Demônio ou Humano?"

Ilustação de Caim e Abel.